“Pilon de Mudjer” programa radiofónico começou a sua emissão na 2ª feira, 25/11 - Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Uma iniciativa do projecto “Pilon Di Mudjer /Senhoras de Si” iniciativa Portugal – Cabo Verde, projeto que reúne a sociedade civil dos dois países através da P&D Factor (Portugal), UniCV (Cabo Verde), ACLCVBG (Cabo Verde) e FEM (Portugal) com o apoio da Cooperação Portuguesa, através do Camões, IP.
Graças à colaboração e parceria generosa, o programa Pilon de Mudjer começa a ser emitido pela Rádio Educativa e Rádio Voz di Djarmai (Ilha de Maio).
Este programa, da maior importância para reforçar a informação em matéria de Educação, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos da população de Cabo Verde, é, simultaneamente, um contributo para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e políticas públicas de ambos os países em matéria de Igualdade de género, Saúde, Educação e Direitos Humanos.
A colaboração com as emissoras de rádio é fundamental para ampliar o alcance e o impacto social do projeto, bem como uma estratégia transformadora e colaborativa para a mudança e adopção de comportamentos saudáveis, responsáveis e promotores de uma cidadania positiva.
Pillon Di Mudjer tem a coordenação geral de Alice Frade, P&D Factor, a coordenação técnico-científica de Antonieta Martins, UNICV/ACLCVBG e Vânia Beliz, P&D Factor, a produção da GCI, da UNICV / Péricles de Brito e a locução de Nicolle Andrade.
São 32 episódios de 15 minutos de entrevistas a uma equipa de especialistas de Cabo Verde e Portugal, com temas como: Saúde Sexual e Reprodutiva, Contraceção, Educação Sexual, Dignidade Menstrual, IST e VIH, Sexualidade, Consentimento, Violência e Discriminação com base no Género, Gravidez, Planeamento Familiar, Menopausa e Andropausa, entre outros.
Na Rádio Educativa, a transmissão será na 2ª feira, 25/11, às 11h, com retransmissão às 5ª feiras pelas 15h00 e aos sábados às 19h00. Na Rádio Voz di Djarmai (Ilha de Maio), a emissão será às 2ª e 5ª feiras a partir das 14h00.