Agenda

Tertúlia: “À conversa sobre: a violência contra a mulher”

5 de Dezembro de 2024 às 18h

Na próxima quinta-feira, dia 5 de dezembro, às 18 horas, a reflexão e sensibilização para a temática da violência contra as mulheres estarão em foco nas Caldas da Rainha. A tertúlia contará com a participação de vários especialistas e realiza-se no Museu Leopoldo de Almeida, nas Caldas da Rainha, com entrada livre.
 
Sob a moderação da Vereadora para a Ação Social do Município das Caldas da Rainha, Conceição Henriques, a iniciativa contará com as intervenções de Helena Leitão, atual Procuradora-Geral Adjunta no Tribunal de Lisboa e magistrada do Ministério Público, de João Mota, psicólogo clínico e coordenador do Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (GAVVD) da Câmara Municipal de Alcobaça, e de Elisabete Brasil, coordenadora da Estrutura de Atendimento Lisboa + Igualdade: atendimento e prevenção da violência doméstica e de género.
 
Tertúlia: “À conversa sobre: a violência contra a mulher”
Data: Quinta-feira, 5 de dezembro às 18h
Local: Museu Leopoldo de Almeida, Caldas da Rainha

SEX(t)O 5ENTIDO - Rádio Movimento PT Online

28 de Novembro de 2024

Já podem ouvir e rever o programa SEX(t)O 5ENTIDO da Rádio Movimento PT Online, do dia 28 de novembro, onde Marta Ferreira teve o prazer de conversar sobre (Des)Igualdade de Género e Violência contra as Mulheres com Elisabete Brasil, Presidente da Direção da FEM – Feministas em Movimento - Associação, e com João Garcia, investigador na área da Violência Doméstica na Universidade  de Évora.
Continuámos a assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 novembro).

Lançamento do Programa Radiofónico ´Pilon de Mudjer/ Senhoras de Si´

Promovendo Saúde, Educação e Direitos das Mulheres em Cabo Verde

A Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género (ACLCVBG) tem o prazer de anunciar o lançamento do programa "Pilon de Mudjer", em parceria com as rádios Educativa e Voz di Djarmai (Ilha de Maio). Este projeto reforça a disseminação de informações essenciais sobre Educação, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fortalecendo as políticas públicas em Igualdade de Género, Saúde e Direitos Humanos.
 
O que é o "Pilon de Mudjer"?
O projeto Pilon de Mudjer é uma iniciativa coordenada em parceria pela associação P&D Factor, a Uni-CV, a ACLCVBG e a FEM, com o apoio do Camões, I.P..
 
O que esperar do programa?
Uma série de 32 episódios, com 15 minutos de duração cada, abordando temas essenciais como: Saúde Sexual e Reprodutiva; Contraceção; Educação Sexual; Dignidade Menstrual; IST e VIH; Sexualidade, Consentimento e Violência; Discriminação com Base no Género; Gravidez, Planeamento Familiar, Menopausa e Andropausa
 
Horários de emissão:
Na Rádio Educativa, a transmissão será na 2ª feira, 25/11, às 11h, com retransmissão às 5ª feiras pelas 15h00 e aos sábados às 19h00. Na Rádio Voz di Djarmai (Ilha de Maio), a emissão será às 2ª e 5ª feiras a partir das 14h00.
 
O programa conta com a coordenação de Alice Frade (P&D Factor), apoio técnico-científico de Antonieta Martins (UNICV/ACLCVBG) e Vânia Beliz (P&D Factor), produção de GCI/UNICV e Péricles de Brito, com locução de Nicolle Andrade.
 
Por que é importante?
"Pilon de Mudjer" é mais do que um programa de rádio. É uma ferramenta para informar, empoderar e transformar vidas. Ao abordar questões cruciais, promove a adoção de comportamentos saudáveis e responsáveis, impulsionando uma cidadania ativa e positiva em Cabo Verde.
 
Junte-se a nós
Acompanhe-nos na rádio e participe deste movimento para construir uma sociedade mais informada, justa e igualitária.

Episódio 1Episódio 2Episódio 3Episódio 4

Seminário de Violência Contra as Mulheres

25 de Novembro de 2024 - Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

PROGRAMA

Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres
25 de novembro 2024  |  15H – 17H
 
15h00 - Abertura do Seminário
Sessão de Abertura:
Mónica Rosa – Diretora da Escola profissional Gustave Eiffel
Moderador: Joana Branco – Agente da PSP do Policiamento de Proximidade 

Painel I – A importância do apoio comunitário
15h15 – Feministas em movimento (FEM)
Orador: Patrícia Oliveira
 
15h30 – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) 
Orador: Cláudia Mateus
 
15h45 – Coffee Break

Painel II – Intervenções eficazes e casos de sucesso
16h00 – Psicóloga da Escola profissional Gustave Eiffel
Orador: Ana Rita Governo
 
16h15 – Programa da Escola Segura da 3.ª Divisão Policial de Lisboa
Orador: Agente Principal Jesus
 
16h30 – Debate
Sessão de Encerramento
Mónica Rosa – Diretora da Escola profissional Gustave Eiffel

Seminário na Universidade de Coimbra assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

25 de Novembro de 2024 - 10h45 às 17h

A Universidade de Coimbra (UC) – através da Academia Sino-Lusófona (ASL-UC) –, a UNFPA (Fundo das Nações Unidas para a População) e a P&D Factor (Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento) vão assinalar na próxima segunda-feira, dia 25, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, com a realização de um seminário internacional sobre “Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos”. O evento decorre no Colégio da Trindade (Pólo I da UC), com início às 10h45.
 
O seminário terá uma dimensão lusófona, com a participação de oradoras de Portugal, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde.
 
O acesso é livre, mas com inscrição obrigatória (a partir deste endereço) para efeitos de logística e gestão de espaço.
 
O seminário será também transmitido em direto na plataforma Zoom
(Zoom ID: 827 6192 4508; senha: 712426; link: https://tinyurl.com/zoom-EVCM)
 
Mais informações estão disponíveis aqui.

Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Dia 25 de novembro às 18 horas

A FEM - Feministas em Movimento junta-se a outras Associações e Coletivos Feministas na organização da Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.
No próximo dia 25 de novembro, às 18 horas, realiza-se em Lisboa a Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres que, à semelhança dos anos anteriores, percorre as ruas de Lisboa entre o Intendente e o Largo de São Domingos.

Percurso
inicio – Largo do Intendente
final – Largo São Domingos (junto ao Rossio)

Manifesto
Lê e subscreve o manifesto aqui

Comissão Organizadora 2024
ANIMAR; APDMGP – Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto; As DEsaFiantes; As Feministas.pt; Clube Safo; Coletivo Feminista de Sintra; CVI – Centro de Vida Independente; FEM – Feministas em Movimento; GAT in Mouraria; ILGA Portugal; Núcleo Feminista FDUL; OVO – Observatório de Violência Obstétrica; Por Todas Nós; SOS Racismo; UMAR.
 
Junta-te a nós!
 

Oficina de Cartazes para a Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres 2024

23 de novembro de 2024 - 16h às 19h

Sábado, dia 23 de novembro, vamos estar a preparar cartazes numa oficina organizada pela ILGA Portugal e pela Comissão Organizadora da marcha 25N.
 
Junta-te e vem dar voz e expressão a esta luta.
 
Vamos ter materiais à disposição, mas traz também o que tiveres – marcadores, cartões e muitas ideias – para em conjunto pormos mãos à obra.
 
Traz as tuas palavras e vem fazer-te ler e ouvir!
 
Mais informação
Quando: sábado, 23 de novembro
Hora: 16h00 às 19h00
Onde: Centro LGBTI+
 

Conferência Reforçar o combate à Violência Doméstica: Proteger, Autonomizar, Responsabilizar

21 de Novembro de 2024 - 18H

Decorre no, dia 21 de novembro, em Lisboa, a Conferência “Reforçar o Combate à Violência Doméstica: Proteger, Autonomizar, Responsabilizar”, organizada pelas Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID). Integrada na comemoração do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinala a 25 de novembro, esta conferência conta a participação de diversas Organizações Não Governamentais (ONG), fortemente implicadas na defesa dos Direitos das Mulheres e no combate a todas as formas de violência que sobre elas são exercidas.

Alexandra Leitão, presidente do GPPS – Grupo Parlamentar do Partido Socialista, é a oradora principal, que irá abordar o conjunto de iniciativas adotadas pelo PS na Assembleia da República, tendo em vista a intensificação do combate à violência doméstica e a salvaguarda dos direitos das vítimas. Participam no debate Elisabete Brasil, coordenadora de estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica na FEM – Feministas Em Movimento; Alexandra Silva, coordenadora de projetos da PpDM – Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres; Daniel Cotrim, assessor técnico da Direção da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima; e Ana Leonor Marciano, advogada da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta. A moderação do debate estará a cargo de Elza Pais, deputada e presidente nacional das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos.

A Conferência é aberta à participação de todas as pessoas e decorre a partir das 18h00 na sede nacional do PS, no Largo do Rato.
 

Movimento Direitos Humanos

15 de Novembro de 2024 - 22H

Elza Pais e Elisabete Brasil conversam sobre homicídio conjugal em Portugal com Catarina Vieitas e Rosário Vieitas.
 
15 de novembro de 2024, entre às 22h00 e Às 22h50
 
Para ver e ouvir em direto nos canais da Rádio Movimento: 
 
E exclusivamente em áudio no site
 

1º Diálogo Caboverdiano: Saúde, Direitos, Igualdade e Desenvolvimento, Cidade da Praia, Cabo Verde

15 de Novembro de 2024


Programa
9:00 - Mesa de Abertura:
Presidente da Assembleia Geral da ACLCVBGDirectora Executiva da P&D Factor
 
10.00 - I painel: Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos
Moderadora: Celina Ferreira, DE CCSIDA
 
Paulo Nossa, Univ. de Coimbra
Mónica Lopes, VerdeFam
Antonieta Martins, Docente UNICV
Perguntas e respostas
 
11:30 - II painel: A Igualdade como ferramenta contra a Violência e Discriminação baseadas no género
Moderadora: Eufémia Rocha, Antropóloga, UNICV
 
Sandra Mestre Cunha, Socióloga, Vice-Presidente da FEM
Vitor Borges, Psicólogo, Cabo Verde
Carmelita Silva, ACLCVBG *
Perguntas e respostas
 
13:00 – 14:00 Intervalo para Almoço
 
14:30 - III painel: Ampliar as vozes de mulheres e raparigas para libertar o desenvolvimento
Moderadora: Clementina Furtado, Docente da UNICV
 
Mónica Ferro, Directora de Escritório UNFPA em Londres
Mónica Rodrigues, Mentora e Fundadora do Movimento Eco-feminismo de Madagascar e Cabo Verde
Joana Torres, Ativista, Docente universitária e Investigadora
Perguntas e respostas
 
16:00 - Conclusões: Antonieta Martins (UNICV), Virgínia Mendonça (ACLCVBG), Ricardo Martins, (Estudante,UNICV)
 
16:30 - Encerramento
Presidente do ICIEG, Marisa Carvalho
Adida da Cooperação Portuguesa, Odete Serra
Representante Adjunto a.i. do PNUD, UNFPA, UNICEF, Joseph Oji
Alice Frade, Antropóloga, da P&D Factor
Maria dos Anjos Lopes, Presidente da FCT/ECA na UNICV
 

Maratona de Leitura - “Novas Cartas Portuguesas”

02 de Novembro de 2024

 
No ano em que se celebram os 50 anos da absolvição das 3 Marias pelo processo instaurado pelo Estado Novo, a FEM - Feministas em Movimento, com o apoio da Livraria Snob, promove uma maratona de leitura de Novas Cartas Portuguesas. Escrita por Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, esta obra foi alvo de censura e perseguição, mas tornou-se um símbolo da luta pela liberdade e igualdade.

Data: 2 de novembro
Horário: 12h - 19h
Local: Livraria Snob (Lisboa)

A FEM considera que a melhor homenagem que se pode fazer a estas autoras é ler e divulgar a sua obra, a Livraria Snob abre-nos as portas para o fazermos.
 

Lançamento do livro ‘50 anos Abril · 5 anos de FEM · Causas · Resistências · Conquistas Feministas’

04 de Outubro de 2024 às 18h30

No ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril, a FEM - Feministas em Movimento -, também pela ocasião do seu quinto aniversário, lança uma coletânea de 50 peças — memórias, análises, imagens, poemas, letras de canção, apresentações de livros e de peças de teatro —, feitas por várias mulheres portuguesas e pela própria FEM. São testemunhos de resistência e memória, de conquistas alcançadas e dos desafios que a luta feminista ainda enfrenta.
 
Apresentação: Leonor Rosas
Data: 4 de outubro | Horário: 18h30 | Local: Biblioteca Palácio Galveias
 
Fazem parte desta publicação: A avó veio trabalhar  · Alexa Santos · Ana Bárbara Pedrosa · Ana Grenha (Por Todas Nós) · Andreia Nunes · Árvore de folha caduca · Aurora Rodrigues · Capicua · Carla Tavares · Cristina L. Duarte · Cyntia de Paula · Dejanira Vidal · Fabíola Cardoso · Francisca Barros · Graça Antunes · Inês Melo · Joana Verdelho · Judite Canha Fernandes · Lala Berekai · Leonor Caldeira · Manuela Góis · Márcia Lima Soares · Maria do Céu Fazenda · Maria Eduarda Gordino · Marta Nunes · Natàlia Tost · Olga Mariano · Paula Cosme Pinto · Sara Barros Leitão · Shahd Wadi · Susana M. G. Silvério · Tânia Sacramento · Teresa Amaro da Fonseca · Teresa Viera · Thaysa Viegas · Um coletivo de duas · Vanda Évora 

Workshop Conhece os teus direitos

30 de Março de 2023

O workshop de literacia jurídica será a próxima atividade do projeto Empoderadamente.
 
Dia 30 de Março de 2023 das 18h às 19h30
Local: Lisboa
 
Mais informações: empoderadamente@fem.org.pt

Workshop Defesa Pessoal

18 de Março de 2023

O projeto "Empoderadamente" apresenta novo workshop de defesa pessoal com Irina Duramuk! Dedicado ao empoderamento, este projeto junta mulheres num espaço seguro e de partilha.
 
Dia 18 de Março de 2023 das 13h às 15h
Local: Restelo - Lisboa
 
Mais informações: empoderadamente@fem.org.pt

FEMFest - VOZES de MULHERES

11 de Março de 2023

Estamos muito felizes por anunciar o FEMFest - VOZES de MULHERES, festival que decorrerá no dia 11 de março na Fábrica Braço de Prata.
O FEMFest vem assinalar o Dia Internacional das Mulheres e contará com a participação de vári@s artistas, documentário, feira de marcas feministas, entre outr@s!
 
Dia 11 de Março de 2023 das 15h às 23h
Local: Fábrica do Braço de Prata - Lisboa
 
A entrada é gratuita mas aceitaremos donativos que reverterão para as artistas. Vemos-te por lá?

Greve Feminista Internacional

08 de Março de 2023

Só uma luta unida, coletiva e contínua defende e aprofunda as nossas conquistas. Juntas enfrentamos a crise socioeconómica e climática e as ondas reacionárias e antifeministas que se levantam! E no dia 8, convocamos a Greve Feminista contra o poder machista! Estaremos juntas nas ruas a fazer a revolução!
 
Dia 08 de Março de 2023 às 18h30
Local: Alameda - Lisboa | Praça dos Poveiros - Porto

Workshop Empregabilidade

23 de Fevereiro de 2023

O projeto "Empoderadamente" apresenta novo workshop de empregabilidade em parceria com a Associação CAIS! Dedicado ao empoderamento, este projeto junta mulheres num espaço seguro e de partilha. Caso consideres fazer sentido para ti, envia-nos e-mail!
 
Dia 23 de Fevereiro de 2023 das 14h às 16h
Local: Lisboa
 
Mais informações: empoderadamente@fem.org.pt

Workshop Conhece os teus direitos

21 de Janeiro de 2023

O workshop de literacia jurídica será a primeira actividade de 2023 do projeto Empoderadamente, seguido de um lanche juntas.
 
Dia 21 de Janeiro de 2023 das 14h30 às 17h
Local: Campolide, Lisboa
 
Mais informações: empoderadamente@fem.org.pt

Atelier Escrita Criativa

16 de Dezembro de 2022

O projeto "Empoderadamente" apresenta novo atelier de escrita criativa! Dedicado ao empoderamento, este projeto junta mulheres num espaço seguro e de partilha. Caso consideres fazer sentido para ti, envia-nos e-mail!
 
Dia 16 de Dezembro de 2022 das 14h30 às 16h30
Local: Câmara Municipal de Lisboa - Entrecampos
 
Mais informações: empoderadamente@fem.org.pt

Workshop Defesa Pessoal

30 de Novembro de 2022

O projeto "Empoderadamente" apresenta novo workshop de defesa pessoal com Irina Duramuk! Dedicado ao empoderamento, este projeto junta mulheres num espaço seguro e de partilha.
 
Dia 30 de Novembro de 2022 das 11h às 13h
Local: Escola de Artes Marciais Team Duramuk - Restelo
 
Mais informações: empoderadamente@fem.org.pt

Campanha #2ABillion com Bom Iver

11 de Novembro de 2022

Estamos muito felizes na FEM - Feministas em Movimento por anunciar que somos parceiras/os de Bom Iver na campanha #2ABillion, no espetáculo de 11 de novembro, na Altice Arena.
 
2 A Billion é uma campanha para aumentar o apoio, a consciencialização e as conexões de pessoa para pessoa num esforço para acabar com a desigualdade de género, violência doméstica e abuso sexual.
 
Por favor, espalhem amor. Sabe mais em 2abillion.org

Atelier Autocuidado e Sensibilização Ambiental

08 de Novembro de 2022

O atelier de autocuidado e sensibilização ambiental sera? a segunda actividade do projeto Empoderadamente, em parceria com a United to Remake.
 
Dia 08 de Novembro de 2022 das 14h30 às 16h30
Local: Câmara Municipal de Lisboa - Entrecampos
 
Mais informações: empoderadamente@fem.org.pt

Workshop: Conhece os teus direitos

27 de Outubro de 2022

O workshop de literacia jurídica será a primeira actividade do projeto Empoderadamente.
 
Dia 27 de Outubro de 2022 das 15h às 16h30
Local: Câmara Municipal de Lisboa - Entrecampos
 
Mais informações: empoderadamente@fem.org.pt

#MashaAmini

26 de Setembro de 2022

Solidariedade com as mulheres iranianas foi o que levou mais de uma centena de pessoas a concentrar-se no Largo do Camões em resposta ao apelo de grupos de feministas, entre os quais a FEM – Feministas em Movimento.
 
A concentração, na sequência da morte da jovem iraniana Mahsa Amini, por ter ousado não usar o hijab de acordo com os códigos do governo teocrático do Irão, quis realçar a coragem das mulheres e das multidões que se manifestam contra a arbitrariedade de um regime que quer regular os corpos das mulheres.
Após a leitura do Manifesto “Solidariedade com as Mulheres do Irão” por duas jovens activistas da organização, várias mulheres iranianas presentes responderam ao convite para darem o seu testemunho. Falaram das suas experiências pessoais e realçaram a importância de manifestações como esta para isolar o governo iraniano e para dar força ao povo iraniano, que se levanta contra um estado opressor que nega ao povo e às mulheres os direitos humanos básicos, nomeadamente a liberdade de religião, de consciência e de cultura.

Greve Feminista Internacional

08 de Março de 2022

Somos coletivos e associações do feminismo interseccional e acreditamos que as pessoas exploradas e oprimidas são protagonistas das suas próprias causas, vidas e experiências. Acreditamos na força de uma unidade feminista que amplie todas essas vozes!
 
Sabemos que, se as mulheres param, o mundo pára! Juntemo-nos para partilhar as nossas lutas! Juntemo-nos para sobrepor as nossas vozes àquelas que nos tentam calar!
 
Este manifesto é subscrito por: A Coletiva, APDMGP - Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto, Associação Espaços, As DEsaFiantes, Clube Safo, Feministas.pt, ILGA Portugal, Movimento dxs Trabalhadorxs do Sexo, Por Todas Nós, SOS Racismo, TransMissão, UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta

Dia Internacional da Tolerância Zero Contra a Mutilação Genital Feminina

06 de Fevereiro de 2022

Promovamos mais consciencialização para este problema que afeta milhões de meninas e mulheres em todo o mundo. Criemos mais conteúdos, invistamos na informação e ativismo por esta causa.
 
A FEM - Feministas em Movimento, juntou-se a 14 associações portuguesas mas também da Guiné-Bissau, Cabo Verde e Moçambique na divulgação desta campanha.
 
Os Direitos Humanos não têm fronteiras.
 
No Instagram: @GPtoendFGM @UNFPA @feministasemmovimento @pdfactor @acrides_cabo_verde @amar_guinebissau @humanitave @womensclubportugal @coracoescomcoroa @todasmerecemos

Marcha Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

25 de Novembro de 2021

Associações e coletivos feministas juntaram-se para organizar a Marcha Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

Dia 22, na Casa do Brasil:
15h - Atelier de Cartazes
18h - Roda de Conversa 

E dia 25 de novembro às 17h30 junta-te a nós no largo do Intendente em Lisboa. #stopViolênciaMachista
 
No Instagram: @a.coletivafeminismos @apdmgp @casadobrasildelisboa @clube_safo @feministasemmovimento @feministas.pt_ @igualdade.pt @ilgaportugal @inmune.oficial @plataformageni @mportodasnos @trans.missao @umar_feminismos

Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

25 de novembro de 2020 - 17h

Associações e coletivos feministas juntaram-se para organizar uma ação Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.
 
Dia 25 de novembro entre as 17h e as 20h, participa na Concentração do Rossio - Lisboa, ou publica uma foto com #stopViolênciaMachista nas tuas redes sociais.

« Voltar